domingo, 23 de março de 2008

Aos Chocólatras






Sou chocólatra assumida , mas infelizmente não posso comer quase nada de chocolate , pois sou diabética e , mesmo os diet fazem minha glicemia subir muito. Mesmo assim eu AMO fazer coisas de chocolate , para saciar minha vontade vendo as pessoas se deliciarem... Estranho?? Talvez sim , mas esta sou eu!
Então nesta semana antes da Páscoa fiz várias modalidades. Fiz ovinhos em formato de ovinhos mesmo e em formato de coração , ocos e recheados.
Sabe que chocolate é uma coisinha dura de se trabalhar , pois tem aquela coisa de temperatura , temperagem , resfriamento, o tempo não pode estar nem muito quente nem muito frio e o pior é na hora de tirar da forminha , quando os bichinhos insistem em ficar lá , grudadinhos....mas com o tempo e a prática , vamos aprendendo certos macetes que tornam esta aventura de fazer bombons um pouco menos complicada...e muito mais prazerosa!
Fiz assim:
Temperagem do chocolate
500grs de chocolate ao leite
500grs de chocolate meio amargo

Modo de fazer: corte o chocolate em lascas finas. Em banho-maria derrreta 2/3 do chocolate e mexa de vez em quando até derreter bem. Coloque o restante e mexa bem até derreter de novo. Despeje o chocolate sobre o mármore e com uma espátula vá mexendo o chocolate até esfriar. Ele estará pronto para ser utilizado quando você , colocando no pulso ou nos lábios um pouquinho do chocolate , sentir a sensação de frio. Eu não tempero todo o chocolate de uma vez pois primeiro tem que fazer as casquinhas , levar na geladeira , depois rechear...então neste meio tempo se você fizer tudo , corre o risco do chocolate endurecer , ser atacado por formiguinhas , ou formigões :0)
Coloque um pouco de chocolate em cada forminha e com as costas de uma colher passe o chocolate por dentro de cada cavidade . Vire a forminha de ponta cabeça para escorrer o excesso e leva para a geladeira por 10 minutos.
Se for fazer ovinhos ocos repita esta operação até que eles fiquem da grossura que você deseja. Se for fazer recheado , só passe mesmo a primeira camada. Depois coloque o recheio e cubra com mais chocolate alisando com uma espátula , tirando o excesso de cima. Leve de novo para a geladeira até que os bombons estejam opacos. Neste momento é só tirá-los batendo a forminha em um prato ou sobre a mesa. Se eles persistirem , bata delicadamente com as costas da colher que eles vão sair , garanto! Não unte a forma de bombom pois o óleo depois pode desandar o chocolate.

Coloque os bombons em uma assadeira e deixe secar de um dia para o outro.

Recheio 1 - Trufa
500grs de chocolate meio amargo
01 lata de creme de leite sem o soro
02 colheres de sopa de mel
02 colheres de sopa de licor de cereja (ou de sua preferência)
1 colher de sopa de manteiga amolecida
Modo de fazer. Derreta o chocolate em banho-maria. Junte os outros ingredientes , mexa bem e leve para gelar por 4 horas.
Recheio 2 - Brigadeiro branco
150 grs de chocolate branco
01 lata de leute condensado
01 colher de chá de manteiga
Modo de fazer: Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo até engrossar
Recheio 3 - Creme de avelãs
400grs de avelãs descascadas , torradas e moídas
300grs de doce-de-leite
1 lata de leite condensado
Modo de fazer: Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo até engrossar
Recheio 4 - Doce de coco
1 lata de leite condensado cozido na pressão por 40minutos
160 grs de coco fresco ralado
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de manteiga
1/2 colher de chá de essência de baunilha
Modo de fazer: Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo até engrossar
Nos bombons de trufa coloquei uma cereja ao marasquinho.
Nos bombons de coco e avelãs coloquei várias uvas- passas que ficaram embebidas em licor de cereja por 24 horas.


Aqui os bichinhos secando....













Estas florzinhas nos bombons ocos são um charme né? São flores de açúcar que comprei prontas para enfeitar , e como minha sobrinha Lara é doidinha por elas...



Depois que estiver bem sequinho é só embrulhar em papel chumbo , ou celofane e presentear as pessoas queridas!!!

21 comentários:

Carolina Andrade disse...

O Dri..Nossa, não estou podendo nem ver chocolate. Fiz tanto pra vender que até dei uma enjoadinha (enjoadinha, porque jamais deixarei de comer chocolate, também sou chcólatra!!) Mas os teus ficaram lindos!! Grande beijo para ti.

Marcia disse...

Dri, teus chocolates ficaram um charme! Vc tem mãos de fada! Feliz Páscoa, um beijo.

Leila disse...

Drica, ficaram lindos. Eu comprei uma forminhas para fazer uns ovos mas desanimei. :(

eu sei bem o que é essa questao da diabete pois na minha familia é super serio. Minha mae tem, minha avo tem, meus tios tem , minha sogra tem e meu marido me controla muito na questao dos doces mas mesmo assim eu nao me controlo.

te cuida!
beijinhos

Filipa disse...

Drica que lindos os teus ovinhos, um charme!! Ficaram tão apetitosos e esses recheios devem ser uma delícia.

Espero que tenhas tido uma Páscoa muito feliz.

Beijinhos

Laurinha disse...

Drica, que delícia!
É mesmo, chocolate é fácil, DESDE QUE você siga timtim por timtim temperaturas e temperagens...
Ficou lindo seus docinhos e esta última foto foi pra quebrar as pernas, né não!
Beijinhos,

Fabrícia disse...

Nossa lindo...mas tái uma coisa que não gosto...chocolate...agora o maridoco não fica sem.
Bjcas.

Ana Canuto disse...

Oi Dri:
Eu sou a única em casa que não gosta de chocolate.
Seus bomboms ficaram lindos.
Sabe, essa é a verdadeira doação: Você não pode comer, mas faz para aqueles que gostam e podem comer e que são as pessoas que você ama. Parabéns pelo desprendimento.

Beijos da Ana.

Luciana Macêdo disse...

Eu não sou chocólatra, não sou de comer chocolate aliás não gosto muito de doces , mas faço para os que gostam e adimiro você pelo seu despreendimento de fazer,mesmo sem poder experimentá-los. Ficaram um charme.
Bjs!

Cláudia disse...

Drica, guarda uns para mim. Adorei os recheios...Ai deste chocolate eu quero, dos comerciais eu nem ligo.

bjs

Cris disse...

Oi Drica, ficaram lindos!!! Como sempre você coloca muito amor no que faz, pois nem pode comer e sempre faz com tanta perfeição para aqueles que você ama! Bjs!

Isabel de Miranda disse...

Adriana isso é que é AMOR não pode comer mas gosta de fazer para ver os outros comer,acho lindo.Em relação aos bombons estão lindos e o sabor deve ser demais...beijinho carinhoso

laila radice disse...

ah drica vc é mesmo um encanto...mais doce q esses bombons!! bjs

Eli disse...

Que lindos?! São verdadeiras jóias de chocolate!

edinha disse...

Eu sou maluca por chocolate :)
Os seus estão com um aspecto delicioso
Beijinhos

Paula disse...

está tudo com um aspecto divino...
bjs :)

Goreti disse...

Drica, ficaram lindos!!!
Também tomo dstância de chocolate, mas por opção, como muito raramente, só não resisto ao Sonho de Valsa.

Beijos!!

Anônimo disse...

Que coracoezinhos lindos!!!
bjsss

Emília disse...

Sobrou algum?? Muito lindinhos!Bjos

Nani disse...

Este post não é pra mim, rs. Eu ao contrário de vc não gosto de chocolate, mas estão lindos os docinhos!

cozinha da drica disse...

Carol verdade quando a gente faz muito alguma coisa enjoa um pouco né? Será que algum dia eu enjoaria de chocolate??? Não sei , só sei que quase não como , só como diet de vez em quando....

Marcia obrigada pela fada!!! :0)

Leila e já foi bem pior para mim , cheguei no fundo do poço , mas VOLTEI!!! Com a graça de DEUS!!E me cuido muito , chego a ser chata mas a minha saúde vem em primeiro lugar na minha vida!!

Filipa , o recheio é que é bom né??

Laurinha adoro mostar os doces por dentro :0)

Fabricia sorte sua!!!

Ana pode ser "lugar comum" mas gosto de ver as pessoas que amo felizes , isso me faz feliz e ponto!

Lú como disse quase não como nada do que faço , só faço para mim comidinhas light , mas sou feliz vendo os outros comerem e gostarem do que faço.

Claudia guardo sim minha queridinha!!

Isabel quem comeu aprovou!!

Cris vc me entende né ??

Laila vc sabe que acho o mesmo de vc?? :0)

Lica fico tão feliz cada vez que vc aparece por aqui....

Edinha e Kikas brigadú!!

Goreti e quem resiste hein?

Thais Obrigada pela sua visita e estarei por lá sempre!!

Cozinha quente quer um??

Emília nenhum para contar estória

Nani que bom que vc consegue resistir ao choco!!! Ele é tão calórico!!

Bjks à todas!!

Cris disse...

Lindões!!! Atrasadinha Drica, mas babando aqui nas suas receitas. Nossa, passei um esmalte parecidíssimo com o seu hoje, chama-se tâmara. Bjs!